Livrarias em Nova Iorque

Apesar do nosso extenso itinerário em Nova Iorque não nos deixar com muito pouco tempo para deambular pelo comércio local, uma das coisas que não podíamos deixar de fazer era visitar algumas livrarias de Nova Iorque e explorar as longas estantes que decoram estes espaços.


Tal como noutros sítios do mundo, as livrarias independentes ou especializadas estão a passar um mau bocado, com a competição da internet e o assédio das grandes superfícies. Mesmo nesta grande metrópole, com gente para todos os gostos literários, a verdade é que a pressão dos e-books e das livrarias de grandes cadeias nacionais tem levado ao encerramento de muitos estabelecimentos clássicos. Como não tínhamos tempo de explorar a fundo as livrarias de Manhattan, resolvemos estreitar a nossa selecção a três.


No campo das livrarias de grande cadeia, visitámos a Barnes & Noble, na 17th Street, junto a Union Square, onde pudemos percorrer os seus diferentes andares. Este tipo de livraria é igual em todo o lugar, sendo muito difícil distinguir se estamos em Nova Iorque ou na FNAC do Vasco da Gama, em Lisboa. Os números de livros e escadas rolantes poderão ser diferentes, mas o espírito é o mesmo: por aqui, tal como no plano nacional, as grandes cadeias parecem querer que os leitores definhem num consumo rápido restrito às novidades do momento.


Para algo completamente diferente, visitamos a Strand Bookstore, um pouco mais acima na Broadway. Uma livraria de renome, notando-se logo à entrada o cheiro de livro antigo. Isto sim, é uma livraria! Os livros usados misturam-se com os novos nas estantes, e até existe uma secção de livros raros para todos as bolsas (dizem eles!), mas quando entramos já passava das seis da tarde e essa secção já tinha fechado (lá teremos de voltar um dia…). A livraria também compra livros que os leitores já não queiram, ou não tenham espaço em casa para os ter.


Com vários andares, dedicados a temas específicos, o difícil é escolher quais os temas a privilegiar! Como tínhamos pouco tempo, cada um foi para o seu campo de conhecimento, eu para Física, e a Carla para Geografia. E depois de muito escolher na oferta diversificada, cada um lá trouxe um livro da sua predilecção: uma biografia de Einstein e uma viagem pelas regiões polares. Conta total: 34 USD. Nada mau!


Para livros mais especializados, tanto no campo das ciências como das letras, há uma livraria que também vale a pena visitar, a Columbia University Bookstore, também na Broadway, mas bastante mais a norte, junto à entrada da Universidade homónima. Tem uma boa selecção de livros, bastante diversa e especializada, mas restrita a livros novos. Daí o seu único defeito, o preço dos livros ser bastante proibitivo. Desta vez, saímos de mãos a abanar, apesar de termos gostado de as trazer com mais aquisições!


Conclusão: vale a pena explorar mais este lado da multifacetada metrópole. E quanto mais tempo se tiver, melhor!


Etiquetas: