Um passeio por Chinatown

A cidade de Nova Iorque é profícua em bairros que são autênticos enclaves étnicos. O mais emblemático destes é Chinatown


Quase todas as cidades europeias e norte-americanas têm a sua próprio Chinatown, mas o que diferencia a Chinatown nova-iorquina das restantes é a sua dimensão e o seu carácter. Estima-se que vivam mais de 200 000 chineses em Chinatown, distribuídos por andares e apartamentos densamente povoados, onde praticam a sua cultura e modo de vida, com língua própria e hábitos bastante distintos do resto dos habitantes de Manhattan. Por aqui, grande parte da população não fala inglês; o mandarim é a língua-mãe, falada e escrita, quer nas lojas, quer nos supermercados ou restaurantes. Nos parques joga-se gamão, Ma Jong e faz-se Tai Chi. 


Não poderíamos passar pelas ruas estreitas e apinhadas de Chinatown sem fazer compras e experimentar um prato de comida chinesa. 


Num supermercado chinês encontro aquilo que tanto procuro: cogumelos negros chineses (desidratados), noodles (a sério) e nozes caramelizadas. Se pudesse levava metade desta loja; adoro os sabores da comida chinesa. Infelizmente, na minha mochila não cabe tudo, por isso, restrinjo-me aos três itens da minha lista. 


Entretanto, entramos num restaurante local. Eis as provas de que aqui a comida é típica: a maioria dos clientes é asiática e o restaurante (que parece uma tasca) está cheio. Só poderia ser um sucesso. E foi!


Os dumplings são considerados os melhores da cidade e, na verdade, não desiludem. "Desbravamos" um prato de gambas com molho de ostra e frango agridoce. E que maravilha! Comemos tanto que saímos de lá com as barrigas a abarrotar. Tivemos que dar mais um passeio pelo bairro para fazer a digestão e, tal como os chineses, não nos faltou vontade de abrir as calças e pôr a barriga de fora. Manifestações culturais que temos aprendido com as nossas viagens ao oriente mas que ainda não assimilamos ao ponto de as recriar. Quem sabe um dia!

Etiquetas: