Boston revolucionária

Boston é a cidade onde a Revolução Americana deu os seus primeiros e hesitantes passos. O que não é de estranhar, uma vez que era a maior cidade das 13 colónias, e onde se sentiam mais os efeitos da imposição de pesados impostos pelos ingleses sobre as colónias. Entre meados da década de 60 do século XVIII, e início da década de 70, a potência colonial que acabara uma guerra e estava sedenta de novos capitais, via os impostos sobre as trocas comerciais nas colónias como a via de salvação.


O Stamp Act e os Townshend Acts faziam crescer o descontentamento geral e a hostilidade para com os oficiais e administrativos ingleses, sendo o grito de revolta "No taxation without representation". Em 1770, a violência irrompeu numa manifestação, registando-se as primeiras vítimas, num evento mais tarde chamado (de uma forma caracteristicamente americana e exagerada) The Boston Massacre. Três anos mais tarde, foi a vez da Boston Tea Party (um título mais imaginativo), quando um grupo de patriotas (ou terroristas, conforme o lado que analisava) invadiu 3 barcos da British East India Company, a única companhia com permissão para vender chá nas colónias, e deitou a sua carga ao mar no porto de Boston. Este acto de desafio e insurreição levou os ingleses a fechar o porto de Boston e a declarar a lei marcial, mas os ânimos não só não sossegaram como se inflamaram mais.


Em Junho de 1775, depois de algumas escaramuças, deu-se a primeira batalha da Revolução, a batalha de Bunker Hill, hoje nos arredores de Boston. Apesar dos resultados terem sido catastróficos para os rebeldes, era o início de um caminho que levaria a uma tomada de decisão unificada, expressa na Declaração da Independência, cerca de 1 ano depois.



Em Boston, é possível fazer um percurso pedestre, denominado "Freedom Trail" e sinalizado por uma linha vermelha nos passeios, que vai percorrendo a cidade e passando por locais e edifícios emblemáticos do período revolucionário. Começando perto da Massachusetts State House, a nova sede do poder após a revolução, passa pela Old State House, a sede do poder inglês, de cuja varanda foi lida publicamente pela primeira vez a Declaração da Independência, e cuja praça em frente foi o local do The Boston Massacre.



Dali podemos visitar Faneuil Hall, um local de encontro público, onde se faziam discursos patrióticos  inflamados, e também mercado da cidade. Hoje é vizinho do Quincy Market, uma óptima escolha para uma pausa para almoço. 




Para a frente, podemos ainda visitar a Old North Church, de onde os rebeldes foram avisados que os ingleses marchavam sobre as cidades de Lexington e Concord. Na Copp's Hill, podemos encontrar um cemitério onde se encontram enterrados heróis da revolução. 



Atravessando o rio, já em Charlestown, podemos  entrar a bordo do USS Constitution, o mais famoso navio da época gloriosa da revolução, tendo participado vitoriosamente na guerra de 1812 com a Inglaterra, e sendo ainda hoje oficialmente um navio de guerra da marinha norte-americana.



O percurso acaba com uma visita à Bunker Hill, local da famosa batalha e hoje sinalizado pelo Bunker Hill Monument, um obelisco com vistas para a cidade. Os rebeldes foram derrotados, mas as perdas do lado inglês foram tais que esta batalha inspirou confiança e foi tomada como um prenúncio de triunfos futuros. E, como em muitas outras ocasiões, o tradicional optimismo norte-americano tinha boas razões de o ser! Mas a lenta e progressiva construção da actual maior potência mundial tinha apenas começado...




Etiquetas: