Museu Guggenheim em Nova iorque, ou como a arquitectura se pode aliar à pintura

Situado na 5ª Avenida, junto ao Central Park, este museu é mais famoso pelo edifício que alberga as obras de arte, do que propriamente pelas últimas. 



Apesar de ter uma colecção impressionante de arte moderna e contemporânea, a verdade é que a criação do famoso arquitecto Frank Lloyd Wright domina as atenções dos visitantes, tanto no exterior, com a sua original fachada, como no interior, com a rampa em espiral que permite aos visitantes ter uma visão das obras de arte nas paredes ao longo da descida, mas também do resto do museu.


Mais uma vez, aproveitámos o período de donativo sugerido, Sábado após as 17.45 h, para visitar o museu. Ou seja, pode visitar-se uma obra-prima da arquitectura e apreciar uma colecção de arte única por… 1USD/pessoa! Claro que não fomos os únicos a ter esta brilhante ideia… A fila dava a volta a dois quarteirões quando lá chegamos! Lá tivemos de esperar pacientemente pela nossa vez de entrar em tão original e belo edifício…


Lá dentro, uma exposição de impressionismo e pós-impressionismo captava as atenções dos visitantes. Os funcionários tentavam manter a ordem e a proibição de tirar fotos dentro do museu (com excepção do átrio ao nível do piso térreo). Mas sem grande eficácia…


Uma das atracções do museu, alguns quadros de Picasso, referem-se a diferentes períodos desse genial pintor. Por exemplo, “Mulher com cabelo amarelo”, uma bela representação por Picasso da sua amante. 


Conclusão: se não tem tempo para visitar o museu no período em que é mais barato, e se não quer gastar mais dinheiro, no mínimo venha tirar fotos da fachada num dia de sol, e dê uma espreitadela ao átrio, à rampa em espiral e à cúpula de vidro e depois volte a sair! Vai ver que vale a pena…



Dados práticos:

Horário: Domingo a Quarta-Feira, Sexta-Feira 10.00-17.45 h
               Sábado 10.00-19.45 h
               Quinta-Feira fechado
Preço: 22 USD; donativo sugerido, Sábado, 17.45-19.45 h
Avaliação: ****



Etiquetas: