Nova Iorque revolucionária

Se há uma coisa que os capitalistas não gostam, é de uma revolução. It's bad for business... Isto apesar do Barão de Rothschild, de uma das maiores famílias banqueiras do mundo, ter afirmado no século XVIII "Buy when there's blood in the streets, even if the blood is your own."! Não é de estranhar, portanto, que a capital financeira do mundo não tenha uma história rica em termos revolucionários. A única que por aqui passou foi a Revolução Americana, a luta pela independência da união das colónias inglesas face à potência colonial, e mesmo nessa, Nova Iorque não teve um papel preponderante...


O exército de George Washington até teve uma vitória importante às portas da cidade em Setembro de 1776, poucas semanas depois da Declaração da Independência, mas a falta de homens e meios levou-o a recuar e deixar a cidade aos ingleses. Durante todo o período da guerra, a cidade não só esteve sob domínio inglês, como era aí o seu quartel-general e era notório o apoio aos colonizadores por uma boa parte da população. Washington regressou à cidade só em Novembro de 1783, acabada a guerra e depois da partida dos ingleses e dos seus apoiantes. 


A importância da grandeza e localização de Nova Iorque era já na altura evidente, mas o lado simbólico da política é muito importante, e talvez também por isso, a cidade foi escolhida para testemunhar o nascimento do governo dos recém criados "Estados Unidos da América". Em 1785, foi declarada como capital dos EUA e 4 anos mais tarde, a 30 de Abril de 1789, George Washington tomou aí posse como 1º presidente da nação. Essa tomada de posse decorreu no cruzamento entre a Wall Street e a Broad Street, no edifício da New York City Hall, a antiga sede de governo inglês da colónia de Nova Iorque. Foi aí também que reuniu o primeiro Congresso dos EUA. 

No entanto, no ano a seguir à tomada de posse de Washington, e terminado o acto simbólico de passagem de poder, Filadélfia foi declarada como capital dos EUA, enquanto que, em Nova Iorque, a City Hall albergou ainda o governo da cidade até 1812, ano em que foi demolida.


Hoje, podemos encontrar no mesmo local uma estátua de bronze de Washington, nas escadarias de um edifício chamado Federal Hall. Construído entre 1834 e 1842, inspirado na arquitectura grega clássica, este foi erigido como casa da alfândega e serviu ainda como cofre-forte do Treasury. Pode visitar-se o edifício, e descer às caves, onde se encontravam as salas com portas reforçadas que guardavam toneladas de ouro e prata, correspondentes a 80% da riqueza da nação. Em 1920, tudo seria transferido para o Federal Reserve Bank, a poucos quarteirões de distância. Pode também ver-se uma pequena exposição sobre o papel de Nova Iorque no nascimento da nação. 

Os mais interessados neste período histórico da cidade podem também consultar online o Manhattan Historic Sites Archive, http://www.mhsarchive.org/federal-hall.aspx?dir=feha.

Etiquetas: