Onde comer em Nova Iorque?

Bem, para começar vou já fazer uma declaração de interesses: eu estava de dieta há um mês quando cheguei a Nova Iorque. Infelizmente, a dieta não resistiu nem dois dias. Depois desse tempo, desisti. Ninguém aguenta fazer "regime" na cidade que nunca dorme!


É mais ou menos sabido que os norte-americanos não primam pela comida típica de qualidade e que a comida nacional assenta no "fast food". Claro que quando se passa algum tempo em Nova Iorque é fácil de perceber porquê. A comida saudável, com legumes e frutas, é extremamente cara. Há poucos supermercados a vender alimentos básicos para fazer saladas e as frutas são a preço proibitivo. Como tal, restaurantes com comida "saudável" são só para quem pode pagar preços superiores a 40$/pessoa. Bem, com estes preços, tivemos que apostar na única comida "affordable" para estes backpackers: "fast food"!

Sendo assim, acabamos por conhecer vários locais onde se podem comer as tradicionais pizzas, hambúrgueres, empanadas, etc. Os únicos restaurantes onde tínhamos poder de compra para "investir" na nossa saúde alimentar eram os chineses e mexicanos. 

Diagnóstico feito... vamos lá experimentar a comida nova-iorquina!

O prato típico de Nova Iorque é a pizza. Sim, a PIZZA. A chamada New York Style Pizza. Há vários lugares para comer pizza em Nova Iorque e para todas as carteiras. Desde pizza a 0.99$/fatia (o que perfaz 8$ por pizza gigantesca) até pizzas a 5$/fatia, lá fomos experimentando. Começamos o nosso périplo pelas pizzas nas mais baratuchas (0.99$) numa pizzaria perto de Times Square. Tínhamos saído do musical da Broadway - Chicago - e ainda estávamos mais "depenados" do que é normal. Assim, quando vimos a publicidade a estas pizzas não resistimos e entramos. As pizzas são bastante boas. Não sei se era do adiantado da hora, se da envolvência das luzes de Times Square (possivelmente era mesmo da ressaca da dieta) mas aquela pizza era bem boa!


No dia seguinte, quando estivemos em Lower Manhattan, e bem perto do Memorial do World Trade Center, resolvemos voltar à pizza. O cheiro a azeite, oregãos e queijo convidou-nos a entrar na Pizzaria MasterPiece. Os olhinhos de satisfação do Rui não enganam... 


No entanto, a verdadeira New York style pizza deve ser experimentada em Brooklyn, mesmo junto à ponte e ao lado do parque que tem vista sobre a baixa de Nova Iorque. Há aqui duas pizzarias que se batem pelo título de melhor pizza nova-iorquina:  Grimaldi's e Juliana's. O Grimaldi's é a pizzaria mais famosa mas, o verdadeiro dono desta pizzaria vendeu-o há alguns anos atrás e abriu outro: o Juliana's. Sendo assim, fomos comer a pizza original no Juliana's. Tivemos que enfrentar mais de uma hora de fila. O Rui já espumava. Vocês não sabem, mas quando ele vê comida e não a pode comer fica com um bocado de mau humor! Mas, depois de uma breve espera tudo se resolveu e uma pizza fantástica pousou na nossa mesa. E que delicia. Era gigante e saborosa. O humor do Rui mudou radicalmente. Saímos de lá com a barriga a abarrotar. Escusado será dizer que nesse momento a minha dieta já tinha sido "assassinada".
 

Mas, se comer em Nova Iorque assenta na chamada "junk food", no topo da lista estão os hambúrgueres. O Rui experimentou todas as cadeias americanas mais e menos conhecidas, desde o McDonalds, Burguer King e Wendy's (da qual o Rui é super fã). 



Mas, os verdadeiros hambúrgueres americanos (e estes até eu comi e me rendi) são no Shake & Shack. Dizem que são os melhores hambúrgueres de Nova Iorque (e arredores) e, na realidade são-no. Infelizmente, quando descobrimos o Shake & Shack a fila dava a volta ao Madison Square Park e nós desistimos de experimentar aqui os hambúrgueres. Só os comemos em Washington e realmente são de babar por mais. São mesmo feitos de carne (o que por si só já é novidade), e com carne saborosa e suculenta. Vale a pena (mesmo para quem não aprecia nada, como eu). 


Depois de "assassinar" a nossa saúde para os próximos meses e, tendo em atenção que não queríamos sair dos EUA "super size", optamos por mudar de dieta alimentar. Passamos para as comidas chinesas e mexicanas que têm sempre bastantes legumes e verduras. 

Em Chinatown experimentamos um restaurante chamado Excelent Dumpling House. E que maravilha! Delícia-mo-nos com os dumplings e os dois pratos do dia: gambas com molho de ostra e frango agridoce. Até o chá era fantástico. Nada melhor do que um restaurante chinês cheio de asiáticos. Nunca desilude. O Rui não estava muito satisfeito mas depois de vários dias a "fast food" até ele se rendeu.  


Mas, Nova Iorque é uma metrópole e como tal a diversidade gastronómica marca a hora das refeições. Noutro dos dias na cidade, optamos pelo Chipotle, uma cadeia de comida mexicana com tacos e burritos saborosos e que nos fez "viajar" outra vez até ao nosso saudoso México. Até tinha guacamole! Que maravilha.      



E há medida que os dias iam passando nós íamo-nos habituando à gastronomia nova-iorquina. Felizmente, não ficamos nos EUA por muito tempo porque, a verdade é uma: os norte-americanos têm pouca liberdade económica para escolher aquilo que querem comer daí que os tamanhos médios da população na rua seja bastante "super size". As meninas esbeltas e de corpos bem desenhados têm que ter muita disciplina, passar horas a correr ou então... são mesmo turistas.  


  

Etiquetas: