Skydeck Chicago - Willis (Sears) Tower, ou o mundo a nossos pés


A Sears Tower (agora Willis Tower) é uma imagem icónica dos EUA e de Chicago. Construída em 1973, foi desde esse ano, até 1998, o edifício mais alto do mundo. Continua a ser o mais alto dos EUA, estando prestes a ser ultrapassado apenas pelo (quase pronto) "One World Trade Center", em Manhattan.


A grandeza do (ainda) edifício mais alto da América do Norte é bem notório nos seguintes números: 110 andares, 443 m de altura, 76000 toneladas de aço, mais de 16000 janelas (lavadas automaticamente oito vezes por ano), mais de 37000 km de cabos eléctricos e aproximadamente 25000 visitantes diários!


A sua estrutura tubular, tendo como base uma série de torres que se estendem até alturas diferentes (diz-se que inspirada na maneira como os cigarros saem de um maço de tabaco), aumentando a estabilidade do edifício, foi tão inovadora que tornou o seu arquitecto famoso e ainda hoje é usada, como por exemplo no que é actualmente o edifício mais alto do mundo (no Dubai). 


Mas apesar do imenso espaço comercial e habitacional, a verdadeira atracção para os visitantes é a plataforma de observação no 103º andar, o agora chamado Skydeck Chicago, a uns impressionantes 412 m de altura. Esta espantosa elevação é de tal forma que, num dia limpo podem observar-se 4 estados diferentes: Illinois, Indiana, Wisconsin e Michigan!


Há outros observatórios na cidade, mas não há competição que chegue para isto... Daqui pode observar-se com todo o detalhe a zona nobre da cidade, o famoso "Loop", o Lago Michigan, e os extensos subúrbios da cidade.


Como se isto não bastasse, o Skydeck oferece-nos desde 2009 uma nova e extraordinária novidade, o The Ledge, ou seja, "A Saliência". Pelo nome, está-se mesmo a ver... Como qualquer um que está lá em cima procura ver para baixo encostando a cara e mãos aos vidros, os arquitectos lembraram-se de tornar possível isso mesmo... Olhar directamente para baixo a 103 andares do chão!


Os engenheiros conseguiram concretizar o sonho dos arquitectos, criando 4 caixas de vidro salientes da face do edifício, suportadas por uma base de aço quase invisível, e que tornam real a a noção que estamos suspensos em pleno ar. Espectacular! E não há outro no mundo... Only in Chicago!  



Dados práticos:



Nome: Skydeck Chicago
Horário: está aberto 365 dias por ano, desde as 9.00 am até às 10.00 pm (Abril a Setembro); desde as 9.00 am até às 8.00 pm (Outubro a Março); a última entrada é meia hora antes do fecho.
Preço: $19/adulto, $12/jovem (3-11 anos), grátis (0-3 anos) 
Como comprar: É possível comprar os bilhetes no local ou comprar antecipadamente no site da empresa, onde existem outras opções, tais como o FastPass, para evitar filas.
Também pode segui-los no facebook e deixar-se encantar com as fotografias.

Classificação: *****


Etiquetas: