Universidade de Columbia

Situado a norte de Central Park, o campus da Universidade de Columbia estende-se por vários quarteirões e compreende um complexo de edifícios, históricos e modernos. Data da viragem do século, mas este é o terceiro local de uma universidade que foi fundada pelos ingleses como King’s College, em 1754, e por isso é uma das universidades mais antigas do país. 


Distingue-se particularmente pelos departamentos de direito, medicina e jornalismo e, entre os seus antigos alunos e corpo docente, contam-se mais de 50 prémios Nobel. Faz parte do grupo selecto, denominado Ivy League, que compreende as 8 mais ricas e mais respeitadas universidades dos EUA. As outras são (da mais antiga para a mais recente): a Universidade de Harvard (Cambridge, Massachussets), Universidade de Yale (Hew Haven, Connecticut), Universidade de Princeton (Princeton, New Jersey), Universidade de Pensilvânia (Filadélfia, Pensilvânia), Universidade de Brown (Providence, Rhode Island), Dartmouth College (Hanover, New Hampshire), e Universidade de Cornell (Ithaca, Nova Iorque).  


Por ali passaram os escritores mais emblemáticos da Beat Generation, como Jack Kerouac e William Burroughs; o primeiro, imortalizado pelo livro "On the Road", sobre uma road trip nos EUA, e o segundo, pelo livro "Naked Lunch", sobre as suas experiências com drogas (e que deu um filme de David Cronenberg). 


Puxando a brasa à minha sardinha, por assim dizer, não devo deixar de mencionar que o maior físico teórico americano do século XX, um jovem prodígio de seu nome Julian Schwinger, também foi aluno na Universidade de Columbia, onde se doutorou com a provecta idade de 21 anos! 


Quando lá passamos, era Domingo de manhã, por isso não pudemos apreciar a dinâmica estudantil, mas pudemos contemplar a arquitectura dos edifícios e a serenidade dos seus espaços, situados no meio da agitada Manhattan (e também vimos as cheerleaders a fazer um treino de corrida, por isso não se perdeu tudo!). 


O edifício mais emblemático da universidade é a Low Library, com a sua fachada colunada, e que serviu de pano de fundo às manifestações que aqui ocorreram na década de 60, contra a guerra do Vietname. 


No entanto, o edifício mais belo talvez seja a St. Paul’s Chapel, construída em 1904, mas em estilo de outras épocas, nomeadamente, uma mistura de renascentista e gótico. 



Mas a nossa ronda pelas grandes universidades americanas tinha apenas começado...


Etiquetas: