Da Pequena Baleia eu vejo o Baleal

Sempre que temos um tempinho livre e uns dias de descanso não conseguimos resistir: fugimos para o Baleal. Há muito que o Baleal, na costa de Peniche, é um dos nossos refúgios espirituais, um local onde gostamos de ver o sol desaparecer por trás do azul do Atlântico, um lugar onde as nossas geografias se encontram. 


Há muito tempo que o Baleal faz parte de nós, da alma do Viajar entre Viagens. Acho que desde que começamos a viajar que não houve uma etapa das nossas expedições de Verão que não tivesse sido preparada no Baleal. Assim, o Baleal é também um pouco de nós. Faz parte integrante do Viajar entre Viagens.  


Este ano não poderia deixar de ser diferente. Aproveitamos alguns dos nossos dias pré-expedição ao Árctico para explorar o Baleal e a costa de Peniche. Nunca ficamos alojados em Peniche, não porque a cidade não seja bonita, mas porque somos completamente enamorados pelo Baleal.


O Baleal é aquele lugar onde nos sentimos em casa. Será que mais alguém tem lugares assim? Lugares que nos atraem e cuja atracção não conseguimos explicar? Lugares que fazem parte de nós e que nunca percebemos porquê? É como se de algum modo pertencêssemos a este espaço sem que nunca aqui tenhamos vivido ou passado muito tempo. Talvez, o futuro nos reserve uma explicação.


Para desfrutar do Baleal e da Costa de Peniche ficamos alojados num alojamento familiar: a Pequena Baleia Este é um alojamento muito calmo, relaxante e confortável. O Sr. Florêncio e a Dª Idalina são pessoas maravilhosas e receberam-nos como amigos. Conversa puxa conversa, falávamos sobre a região, o país, o turismo, o mundo. Ao fim de três dias já nos sentimos parte desta família. 




O nosso quarto é deslumbrante. Da janela vemos o Atlântico, o tômbolo de Peniche e as ilhas Berlengas. A panorâmica das Berlengas é verdadeiramente impressionante. Quando abrimos a janela pela manhã é como se a alma se enchesse. 

 

Todos os dias, pela manhã, recebem-nos para mais um belíssimo pequeno-almoço sempre acompanhado por um grande sorriso. O pequeno almoço é muito bem servido e até nos mimam com um pastel de nata com canela. Que forma maravilhosa de começar o dia.



O quarto é muito espaçoso, tem tv cabo, wc e wi-fi. Mas, o que nos conquistou completamente foi o magnífico terraço voltado para o mar. Nem apetece sair daqui. Mas, claro, há que explorar o Baleal e toda a zona costeira. E foi isso que fizemos. 



As praias do Baleal possuem condições ímpares para a prática de surf e body board. Nos últimos anos, esta pequena povoação tem-se tornado uma meca destes desportos mas conserva o carisma e autenticidade. Também nós já tiramos um curso de surf no Baleal. Já lá vão alguns anos mas bateu a vontade de voltar à água. Mas, não havia tempo. Neste dias, limitamo-nos a aproveitar as magníficas praias e os ilhéus. 



Em tempos o Baleal foi uma pequena ilhota que se uniu ao continente através de um istmo (língua de areia) e deve o seu nome ao papel que alegadamente os seus rochedos desempenharam no auxílio à caça à baleia. 


Hoje em dia, o Baleal, tal como Peniche, é um tômbolo. Se no tômbolo de Peniche é difícil ter a noção que há uma língua da areia que une o continente à ilha, no Baleal está tudo em frente a nós. Aqui vê-se muito bem o istmo de areia e a praia de um e do outro lado. Mas, em frente ao Baleal ainda existem dois ilhéus: ilhéu de Fora e ilhota das Pombas. 




O Baleal é dos lugares mais extraordinários e mágicos do mundo. O sol quando caí sobre o horizonte transforma a paisagem e as areias ficam da cor do ouro. Parece magia da natureza, mas não é. 



O Baleal é um pequeno paraíso. Dormir no Baleal é acordar com o cheiro da maresia e o barulho das ondas a baterem nas rochas. É ver o sol descer no céu azul e transformá-lo num amarelo e laranja electrizante. É apreciar a vida e vivê-la de forma descontraída. Haverá algo melhor? Sinceramente não me ocorre nada. É por isso que voltamos sempre ao Baleal. 



Dados práticos:

Nome: Pequena Baleia
Morada: Rua dos Pescadores nº8 Ilha do Baleal
2520-006 Ferrel Baleal, Leiria, Portugal

Telefone:  262 769 370

E-mail:       pequenabaleia.baleal@gmail.com
Site:           http://www.pequenabaleia.com
Facebook: https://www.facebook.com/PequenaBaleia

Avaliação: *****


Etiquetas: