Observando baleias em Reykjavik

Alasca, Açores, Califórnia e Islândia são os melhores lugares do mundo para observação de baleias. Ninguém pode passar indiferente a isto quando se visita a Islândia, pois não? Claro que não, e nós também não o fizemos.


Ainda em casa, sentados no sofá e de volta dos guias e dos mapas tentamos cobrir o espaço que as baleias percorrem nos seus movimentos migratórios de verão. Sabíamos que havia óptimas possibilidades de observarmos várias espécies e não íamos deixar isso passar em branco. Começamos a definir planos e a engendrar a melhor estratégia para não perder oportunidade. A época de observação de baleias na Islândia inicia-se em Abril e termina em Outubro. Sendo assim, o verão é a melhor altura para as ver.


Reykjavik era a nossa primeira oportunidade para observação de baleias e decidimos que não íamos abdicar dela. Sendo assim, marcamos uma viagem com a Elding para o próprio dia em que chegamos. Bem, dia não será o termo certo. Ou melhor, se calhar até é! A verdade é que nesta altura do ano é possível observar as baleias também durante a "noite", ou melhor, com o sol da meia-noite. E, foi isso que decidimos fazer. Depois de chegar à capital islandesa, experimentar a Blue Lagoon e de nos alojarmos no nosso hostel, dirigimo-nos ao porto. Às 20h30 o barco sai do porto e para trás ficam as casas coloridas e entramos na baía de Faxaflói, um dos lugares privilegiados para observação destes mamíferos. 


O sol não brilha no céu mas o cenário é encantador. O bilho desta luz nocturna ilumina as águas escuras da baía. De repente vê-se algo a surgir na água. Umas pequenas manchas emergem como que por milagre. São vários golfinhos.


Depois aparece a baleia Minke, que por sinal cheira muitíssimo mal e que se mostra envergonhada. Parece que sabe que há um barco cheio de turistas que vieram dos quatro cantos do mundo apenas para a ver. A baleia volta a mostrar-se, desta vez mais segura e confiante. Os turistas estão ao rubro e as crianças deliciadas. É nestes momentos que eu me sinto uma verdadeira criança. Ponho-me em bicos de pés, estico-me toda, abro muito os olhos… mas não consigo chegar mais perto. O barco, esse ainda se tenta aproximar mas a baleia é bem mais rápida do que ele. A baleia volta a mergulhar e desaparece no meio da imensidão azul do Atlântico.  


As baleias-jubarta e as baleias-anã (minke) são as espécies mais comuns e descem à baía de Faxaflói todos os Verões para se alimentarem do imenso fitoplâncton que se acumula nas águas. No entanto, para além das baleias observa-se também o golfinho-de-bico-branco, considerada também uma baleia dentada, podendo atingir 3 metros de comprimento.


Os golfinhos seguem ao lado do nosso barco, fazendo acrobacias e exibindo-se de forma bastante entusiasta. São bastante mais sociáveis do que as baleias e este é o seu habitat natural. As águas do Árctico são muito frias para esta espécie pelo que este é o local ideal para os observar.


A viagem demorou cerca de 3 horas e foi uma oportunidade excelente para observar baleias, golfinhos e ainda papagaios-do-mar e outras espécies de aves aquáticas. Quando o barco atracou no porto de Reykjavik vínhamos satisfeitos. A nossa primeira incursão às baleias tinha sido um sucesso. O sol da meia-noite teria sido um bónus, mas ele não se mostrou. Mas, o dia tinha terminado. Estava na hora de voltar ao hostel para descansar e preparar-nos para o dia seguinte.


Apesar da Elding não fazer caça à baleia é possível visitar o baleiero que é propriedade da empresa e que ela transformou em museu. E foi assim que terminamos o nosso tour.


Amanhã, vamos deixar esta magnífica capital europeia. E, apesar de estarmos na Europa (em termos políticos) amanhã vamos mesmo passar para a Europa (em termos geológicos). É que, apesar de estarmos numa capital europeia em termos geológicos, Reykjavik situa-se na placa americana, o que em termos científicos significa que estamos na América. Mas, essa é outra conversa. Uma conversa que teremos quando visitarmos a Dorsal Meso-Atlântica, ou seja o contacto das duas placas tectónicas.



Dados práticos: 

Nome: Elding – Whale Watching

Email: elding@elding.is
Morada: Ægisgardur 5
Reykjavik's Old Harbour
Tel: +(354) 519 5000

Horário: 
- Observação baleias (época alta) - 1 Abril to 31 Outubro.
- Observação de baleias com o sol da meia- noite - 15 Junho a 31 Julho.
- Observação de baleias no inverno - 1 Novembro a 31 Março.

Nos meses de Junho, Julho e Agosto há 5 tours por dia que começam às 9h. Para além desses, ainda há o tour do sol da meia-noite que começa às 20h30. Nos outros meses da época alta há duas ou três saídas por dia. No Inverno só há uma saída por dia geralmente às 13h. Para confirmar os horários clique aqui.

Preço: 8500 ISK (53€)/adulto, 4250 ISK (25€)/jovem (7-15 anos), grátis (0-6 anos).

Como comprar: É possível comprar os bilhetes no local ou comprar antecipadamente no site da empresa.
Também pode segui-los no facebook e deixar-se encantar com as fotografias.

Classificação: *****


Etiquetas: