Vatnajokull, a maior calote de gelo fora dos pólos

Rios de glaciares é o que significa a palavra islandesa: Vatnajokull. E é isso mesmo que o Vatnatjokull é: um dos maiores glaciares da Europa que se estende como se fossem rios congelados. Mas Vatnajokull é muito mais do que isso. O Vatnajokull é uma calote de gelo com cerca de 8100 quilómetros quadrados e que atinge cerca de 1 quilómetro de espessura, o que faz dela a maior calote de gelo fora dos pólos. Se tivermos alguma dificuldade com as questões de tamanho é fácil estabelecer uma comparação: Vatnajokull corresponde a 3 vezes o tamanho do Luxemburgo.


Mas, este gigantesco  glaciar divide-se em várias línguas glaciares que descem a montanha mais alta da Islândia (que se encontra escondida debaixo do gelo) e que explica o seu nome. Das cerca de 30 línguas glaciares que fluem do Vatnajokull há três que atraem imensos turistas, quer pela sua beleza, quer pela sua acessibilidade, são elas: Skaftafellsjokull, Breidamerkurjokull e Jokulsarlon. Nós, como não poderia deixar de ser, visitámo-las todas.


O glaciar Skaftafellsjokull é aquele que termina a cerca de 1 km da povoação de Skaftafell. Jokull, em islandês significa glaciar, pelo que na prática, este é o glaciar de Skaftafell. E foi esta povoação que utilizamos como campo base para explorar o glaciar e toda a região. 


Skaftafell é um lugar muito pequeno com poucas infraestruturas e que vive essencialmente de um turismo sazonal. Apesar da oferta hoteleira estar a crescer, no Verão é difícil arranjar alojamento livre e a preços suportáveis. Os preços são bastante inflacionados e longe de assentarem no orçamento de dois viajantes portugueses. Sendo assim, optamos por acampar na maioria das nossas noites na Islândia e, diga-se em abono da verdade, foi uma excelente opção.



O camping de Skaftafell tem uma localização magnífica, bastante próximo do glaciar e numa área arborizada, junto a uma das entradas do Parque Nacional de Vatnajokull. Este parque nacional é um dos maiores da Europa e o maior da Islândia, representando 13% da área total do país. Isto significa que na prática, devido à dimensão deste mega-parque, nos próximos dias iremos continuar a explorá-lo mas em diferentes áreas.


Em Skaftafell fizemos alguns treks maravilhosos, nomeamento um que permite ver a cascata de Svartifoss, uma queda de água numa parede de prismas basálticos. É um espectáculo digno dos deuses. Embora tenha chovido durante todo o percurso, o trek valeu bem a pena.


Se os gelos glaciares por si só não fossem suficientes para a espectacularidade deste local, há que referir que por baixo de Vatnajokull existem vários vulcões e lagos vulcânicos que ocasionalmente originam inundações devido ao degelo do glaciar provocado pelo calor vulcânico de erupções, tal como aconteceu em 2004 e 2010.


Mas, no dia de hoje ainda íamos ter mais uma grande aventura: escalada no glaciar com a Glacier Guides! Venha ela!

Etiquetas: