A “caça” à baleia em Dalvik

São 7 h da manhã e o despertador toca novamente. Temos mesmo que nos levantar. Estamos em Akureyri e ainda temos de arrumar mochilas, tomar o pequeno-almoço, pegar no carro e conduzir até Dalvik, onde vamos fazer o nosso passeio de observação de baleias mais a norte.


A Islândia é um país privilegiado para a observação destes mamíferos e a zona norte do país oferece condições excepcionais para a sua observação durante os meses de Verão. Dalvik, a apenas 70 km de Akureyri é um local extraordinário para o fazer. Esta área da Islândia é muito menos turística, ainda mais rural e isolada, mas igualmente bela e deslumbrante.


A povoação de Dalvik é extremamente pequena; tem apenas 1400 habitantes e quase todos eles se dedicam a actividades relacionadas com a agricultura ou a pesca. Do porto de Dalvik, às 9 h da manhã sai um barco da Arctic Sea Tours para observação de baleias, mas que ao contrário dos outros tours que fizemos, este incluí também tempo para pescar no fiorde o peixe que servirá de menu para o nosso almoço.


Equipamo-nos a rigor com fatos térmicos que recebemos na empresa e embarcamos rumo à “caça” à baleia. No nosso barco viaja um grupo de russos e um casal japonês. Quando saímos do porto entramos no fiorde, deixando para trás uma imagem quase de postal da cidade piscatória que nos recebeu.


Logo à saída do porto aparece um golfinho “harbour porpoise”, embora tímido e que rapidamente desapareceu.


A viagem prosseguiu e quase uma hora depois encontramos uma baleia jubarte (humpback) gigantesca. A baleia estava super tranqulia, nadando muito lentamente e sempre à tona da água. O barco aproximou-se tanto que por várias vezes a baleia esteve encostada ao barco, chegando mesmo a passar-lhe por baixo. Esta experiência foi avassaladora. Aqui, com a baleia tão perto, temos realmente a noção do seu tamanho. Já para não falar que foi aqui, a única vez em que conseguimos realmente ficar a menos de dois ou três metros deste gigantesco mamífero.


Uma vez que a baleia se encontrava mesmo à superfície, a transparência da água permitia visualizar a totalidade do seu corpo, incluindo as enormes barbatanas laterais, bem como o seu movimento debaixo de água. Uma das vezes, a baleia até rebolou, mostrando a sua parte de baixo e levantando a cabeça completamente à superfície.


O barco perseguiu a baleia durante mais de uma hora e esses momentos foram realmente mágicos.


Mas, ainda tínhamos que pescar o nosso almoço. O barco navegou para o interior do fiorde e deixamos para trás a baleia. Poucos minutos depois parávamos, munidos de uma cana de pesca, e preparados para pescar. Em cerca de 30 minutos, os turistas do barco pescaram mais de 20 peixes. Isto sim, é ir à pesca!



Enquanto o barco regressava ao porto, o guia amanhava o peixe na borda do barco, dividindo o nosso almoço com algumas gaivotas mais atrevidas.



Quando chegamos a Dalvik, logo ao lado da Arctic Sea Tours, havia um grelhador à espera das capturas do dia. Já almoçados, saímos de Dalvik completamente satisfeitos com esta experiência fantástica.


Dalvik é o local ideal para observar baleias quando se quer chegar bem perto destes seres. Mas, estava na hora de voltarmos à Ring Road e de rumar a Stykkisholmur e à Península de Snaefellsne. A viagem iria ser longa e nós tínhamos que nos pôr a caminho.


Dados práticos:

Nome: Arctic Sea Tours
Morada: Martröð, Dalvik Harbour
Tlm: +354-771-7600
Email: book@arcticseatours.is
Site: http://arcticseatours.is/


Avaliação: *****

Etiquetas: