Observando os “gigantes gentis” em Husavik

Depois de nos termos maravilhado com a paisagem vulcânica em redor do lago Myvatn, estava na altura de rumar mais a norte, em direcção à cidade de Husavik. O nosso objectivo era observar baleias, pois ainda que já o tivéssemos feito em Reykjavik, não nos tinha preenchido completamente as medidas.


A estrada entre Reykjahlid e Husavik é boa, e os cerca de 70 km são percorridos quase sem se dar por isso. Quando chegamos à cidade, esta estava toda engalanada (era fim de semana e dia de uma festa local) e cheia de turistas e locais a passear e a aproveitar o sol, ainda que este fosse um pouco tímido.


Dirigimo-nos à Gentle Giants, a agência local de observação de baleias que nós escolhemos, e pouco depois estávamos já no barco que nos levaria ao largo da baía de Husavik para tentar observar os “gigantes gentis”. O mar estava calmo e o bom tempo, com poucas nuvens, permitia uma excelente visibilidade. Estavam reunidas as condições para uma boa observação…



A guia ia informando os passageiros das características das baleias mais comuns nesta zona, nomeadamente as baleias anã (minke) e jubarte (humpback), mas também acerca da colónia de papagaios do mar (puffins) numa ilha aqui mesmo ao largo da costa. Nós colocamo-nos estrategicamente no posto de observação mais elevado do barco, junto com a guia e algumas pessoas, que nos permitia um ângulo de observação de 360 graus e uma maior visibilidade à distância.


De repente, ao longe, perto de outro barco, via-se uma baleia aos saltos! Apesar de não ser nada comum (a própria guia confessou nunca o ter visto), era uma baleia anã que dava saltos acrobáticos, ficando por instantes com o corpo totalmente fora de água. Há quem diga que o fazem por alegria, ou então para se livrarem de parasitas, mas de qualquer forma é um espectáculo digno de se ver. O barco rapidamente se aproximou de forma a ficarmos quase ao lado da baleia e acompanhamo-la até ela se cansar de tanto salto e submergir.


Quase de seguida, duas baleias jubarte faziam a sua aparição, ora uma ora a outra, um pouco distantes entre si. Não davam saltos, mas mostravam o dorso, exibindo a barbatana dorsal, e quando queriam submergir mais tempo, mergulhavam a fundo, mostrando a cauda. Os capitães dos barcos tentavam adivinhar onde elas emergiriam novamente e mal elas eram avistadas, rapidamente se dirigiam para aí.



Depois de várias performances, deixando os turistas entusiasmados, a guia informou que estava na hora de regressarmos. A viagem está programada durar 3 horas e foi isso que se verificou quando regressamos a Husavik. Quando saímos do barco, ambos concordamos que Husavik merece realmente o título de “capital de observação de baleias da Islândia”, e que quem quiser observá-las, em quantidade e proximidade, deve deslocar-se à costa norte da Islândia e fazer uma visita à bonita cidade de Husavik.



DADOS PRÁTICOS: 


Nome: Gentle Giants
Morada: no porto de Husavik

TLF: +354 464 1500. 


E-mail: info@gentlegiants.is

Avaliação: *****

Etiquetas: