Serengeti, um bioma de savana

O Serengeti, do ponto de vista geográfico, corresponde a um ecossistema vasto que se estende na África Oriental desde o norte da Tanzânia até ao sudoeste do Quénia, cobrindo uma extensão de cerca de 40 000 km2. Na Tanzânia, este ecossistema deu origem ao Parque Nacional de Serengeti e a várias reservas de caça, ao passo que no Quénia se constituiu a Reserva Nacional de Maasai Mara. O conjunto destes dois redutos naturais permitiu preservar este magnífico bioma de savana.





As savanas, bioma típico dos locais com estação seca prolongada, são características das regiões de clima tropical como transição para outros tipos de biomas, caracterizando-se por uma vegetação herbácea e arbustiva.



A savana é um bioma de transição entre a floresta tropical e a estepe, permitindo assim distinguir diferentes tipos de savanas consoante o porte da vegetação existente. A savana arborizada apresenta uma maior quantidade de árvores, embora esparsas por comparação com a floresta tropical. Por sua vez, a savana arbustiva é uma savana sem a presença de árvores mas com arbustos, ao passo que a savana herbácea só possui gramíneas. No Serengeti, é possível observar esta transição e de acordo com a maior ou menor presença de vegetação os animais que povoam a savana vão sendo distintos.



A paisagem do Serengeti é dominada por árvores de copa achatada, especialmente acácias, que se adaptam bem aos solos pobres aqui existentes e às características climáticas da região.




A diversidade faunística do Serengeti resulta de uma megafauna que habitou a Terra durante o Pleistocénico e Holocénico, quando existia apenas um grande continente (Gondwana). Infelizmente, essa megafauna foi extinta em todas as regiões do mundo excepto no continente africano. Assim, África é um reduto natural de um bioma herdado que só com a colaboração de todos conseguirá ser preservado.


"Serengeti" provém da língua maasai e significa "planícies intermináveis"; É morada de várias espécies de animais de grande porte como os elefantes, rinocerontes e hipopótamos. Na savana africana pode-se ainda encontrar o animal mais alto do mundo, a girafa, e o maior predador da Terra, o leão (se excluirmos a espécie humana, claro). Para além destes, existem ainda os leopardos, as chitas, as hienas, os macacos, os búfalos, os antílopes, etc.



Desde 1981, quando a UNESCO integrou as migrações anuais de gnus, zebras e gazelas na lista de Património Mundial da Humanidade, que os governos dos países por onde se estende o Serengeti tentam preservar a diversidade aqui existente, valorizando através do turismo a maior migração animal de mamíferos do mundo.  


Etiquetas: