Um relação de amizade no Serengeti

Os búfalos africanos são um dos BIG 5 mais fáceis de avistar no Serengeti. As cabeças destes animais, outrora fortemente caçados pelos europeus, ostentavam as salas dos palácios e casas senhoriais um pouco por toda a Europa. Esta perseguição foi responsável pela diminuição drástica das populações de búfalos africanos no continente. 


Os búfalos africanos são animais gregários, vivendo muitas vezes em manadas com mais de 100 animais, compostas por alguns machos e várias fêmeas. Os machos adultos têm cerca de 800 quilos de peso e uma altura de cerca de um metro e meio, o que faz deles um dos animais mais temidos da savana. Acresce a isto, o facto de serem conhecidos pelo seu frequente mau humor e comportamento agressivo. 



No entanto, os búfalos africanos são actores de uma das amizades mais vantajosas do reino animal. Esta "amizade", designada por mutualismo, é a relação entre seres vivos de espécies diferentes em que há uma troca de favores. O búfalo pode ter o corpo infestado de insectos e pulgas e sozinho não consegue livrar-se deles. Sendo assim, os pássaros permanecem sobre o corpo do búfalo, removendo os organismos indesejáveis da sua pele, que por sua vez servem de alimento para a ave. Ao que parece, enquanto o búfalo está distraído, com sua cabeça baixa e alimentando-se da vegetação, o pássaro serve de vigia para possíveis ataques inimigos, avisando-o por meio de assobios. 


Este comportamento não é exclusivo dos búfalos africanos, no Serengeti pode ainda ser observado nos hipopótamos e nos elefantes e testemunha uma das amizades mais interessantes do mundo animal. 


Etiquetas: