Burano

Burano é uma pequena ilha na lagoa de Veneza. A apenas 40 minutos de barco de Veneza (Fondamente Nuove) e a 10 minutos de Murano (Faro), Burano é uma ilha encantadora e que faz as delícias de qualquer fotógrafo ou visitante. Habitada tradicionalmente por pescadores, a povoação, tipicamente mediterrânea, foi pintada de forma bastante colorida. 



Burano é uma ilha muito tradicional onde a prática de actividades ancestrais foram crescendo graças aos incentivos ao turismo. Na Piazza Galuppi, única na ilha, há imensas lojas tradicionais onde as anciãs vendem as famosas rendas de Burano, o principal artesanato local. A origem das rendas de Burano está envolta em mistério, sendo em geral atribuída a uma tradição marítima dos habitantes da ilha, já que parece que as mulheres aplicavam as mesmas técnicas que eram usadas para reparar as redes de pesca.  O florescimento do comércio das rendas venezianas parece remontar ao final do século XV e, ao longo dos anos, foi ganhando fama internacional, inicialmente apenas como renda veneziana e mais recentemente como rendas de Burano. Raras e preciosas, tornaram-se apreciadas por várias famílias europeias e foram usadas em eventos importantes como na coroação de Richard III de Inglaterra (1483) e na coroação Louis XIV  (1643), sendo que este último usava alegadamente uma gola de renda de Burano que levou dois anos a bordar. As rendas de Burano foram também usadas por vários membros da família Tudor, Catarina de Médici, Bianca Cappello e vários outros. Mas, a concorrência das rendas francesas levou ao declínio das rendas venezianas e a actividade foi definhando progressivamente ao longo do século XVIII. A importação de tecidos chineses e indianos, desde o século XX, foi uma machadada na actividade laboral das rendeiras de Burano. Recentemente, a actividade turística veio revitalizar esta actividade e as rendas de Burano são cada vez mais procuradas. 





Almoçamos na praça principal, numa pequena trattoria típica buranella, onde nos deliciamos com uma magnífica pizza de gorgonzola e quatro queijos. Sim, nós somos verdadeiros amantes de pizza italiana e não perdemos uma oportunidade para nos deliciarmos com estes sabores mediterrânicos. Na mesma praça, existe a Igreja de San Martino Vescovo (que infelizmente estava encerrada) e que apenas contemplamos por fora. 




No entanto, apesar do comércio estar centrado em torno da praça principal e do museu, o grande atractivo da ilha são os seus pequenos canais ladeados de casas vivamente coloridas, muitas de forma geométrica. Passear nas pequenas e estreitas ruas da ilha é muito agradável e é um passeio que não deve ser perdido.  

Etiquetas: