Um percurso pelas igrejas de Veneza

Tal como em Roma, uma das maiores atracções de Veneza é o seu impressionante conjunto de magníficas igrejas. Para os crentes são locais de culto, para os turistas cansados, um local de contemplação e descanso do bulício das ruas e canais da cidade, mas para os amantes de arte, cada uma delas é um verdadeiro museu, exibindo tesouros artísticos na forma de pinturas, esculturas, frescos e mosaicos.


Algumas igrejas cobram entrada, o que desencoraja a maioria daqueles que chegam à entrada, mas o turista mais interessado não deve desesperar. Comprando o Chorus Pass (12 ), tem-se acesso a 16 das melhores igrejas de Veneza, com prazo de validade de visita de um ano. Durante a nossa curta estadia, não teríamos tempo de as visitar todas, mas fizemos uma pequena selecção de acordo com o nosso gosto. Quem sabe, não completaremos a lista numa próxima visita!


1. Basílica de San Marco (não incluída no Chorus Pass)
Erigida originalmente para acolher o corpo de São marcos, alegadamente recuperado em Alexandria, o edifício actual remonta ao século XI, e foi sendo remodelado ao longo dos séculos. É o símbolo por excelência da cidade e do poder da República Veneziana na história mundial ao longo de um milénio. Uma vez lá dentro, a grandiosidade da arquitectura e a beleza dos mosaicos deixam-nos permanentemente de boca aberta, em particular a decoração da fachada exterior e no interior das cúpulas.







2. Igreja de Santi Giovanni e Paolo (não incluída no Chorus Pass)
Construída em finais do século XIII, é conhecida como o Panteão de Veneza, dada a quantidade de túmulos de doges que tem no seu interior, muitos deles obras-primas executados pelos melhores escultores do seu tempo. As Capelas do Rosário, decorada com pinturas de Veronese, e de San Domenico, são imperdíveis.








3. Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari (incluída no Chorus Pass)
A primeira igreja neste local foi construída por frades franciscanos entre 1250 e 1338, mas o edifício actual data do século XV. Esta enorme igreja no estilo gótico tem o segundo campanile mais alto da cidade. Alberga numerosos túmulos, tais como o do compositor Monteverdi, ou o do Doge Foscari. À frente do altar, o coro dos monges é uma obra prima de madeira esculpida. Atrás do altar a “Assunção da Virgem” de Ticiano capta os olhares.






4. Igreja de Santa Maria dei Miracoli (incluída no Chorus Pass)
Construída entre 1481 e 1489, é cativante especialmente pela sua arquitectura baseada em mármores coloridas, tanto no interior como exterior. Não é fácil de encontrar, mas vale bem a pena. No altar encontra-se a”A Virgem e o Menino” de Nicolo di Pietro, pintura que se acredita ter poderes milagrosos.





5. Igreja de Santa Maria della Salute (entrada gratuita)
Esta grande igreja barroca foi construída entre 1630 e 1687, como agradecimento à sobrevivência da cidade a uma praga de peste, sendo a sua silhueta com cúpula uma das mais reconhecidas no “skyline” de Veneza. O seu interior tem uma planta octogonal e alberga pinturas de Tintoretto e Ticiano.






6. Igreja de San Sebastiano (incluída no Chorus Pass)
Esta igreja do século XVI poderia ser chamada a igreja de Veronese, pois foi este artista que decorou a maior parte do seu interior com pinturas coloridas e impressionantes, e é nela que também está sepultado.



7. Igreja de Santo Stefano (incluída no Chorus Pass)
Construída no século XIV e radicalmente modificada no século XV, tem um passado conturbado de violência no interior das suas paredes, mas hoje é um local sossegado. O seu tecto tem a forma de um casco de navio. Na sacristia, podemos encontrar obras de Tintoretto.








8. Igreja de San Maurizio (entrada gratuita)
Alberga actualmente o Museu da Música, uma exposição dedicada a Vivaldi, com painéis informativos e uma impressionante colecção de instrumentos musicais.





9. Igreja de Santa Maria de Giglio (incluída no Chorus Pass)
Esta antiga igreja, fundada no século IX, foi reconstruída durante a segunda metade do século XVII. A fachada da igreja é obra de Giuseppe Sardi e constitui uma das expressões mais originais e criativas da arte barroca em Veneza. O tecto da nave interior é decorado com grandes telas e na parede interna da igreja estão penduradas várias pinturas, incluindo alguns dos mais talentosos pintores venezianos como Francesco Zugno, Gianbattista Crosato, Gaspare Diziani e Jacopo Marieschi entre outros.O quadro mais digno de menção é de Peter Paur Rubens “Madonna, a Criança e St. John the Baptist”. A igreja também contém obras de Tintoretto juntamente com obras de Alessandro Vittoria, Sebastiano Ricci, Giambattista Piazzetta, Palma il Giovane e Gian Maria Morlaiter, fazendo desta igreja um compêndio extraordinário da arte veneziana.






10. Igreja de Santa Maria Formosa (incluída no Chorus Pass)
A Igreja de Santa Maria Formosa foi construída em 1492 e é uma obra-prima arquitetônica de Mauro Codussi, marcando a introdução em Veneza da visão do renascimento da Toscana.É uma das praças mais emblemáticas e acolhedoras de Veneza.



11. Igreja de San Polo  (incluída no Chorus Pass)
Fundada no século IX, a Igreja de San Polo passou por dois importantes projectos de reestruturação que alteraram a sua aparência bizantina original com dois leões de rolamento da coluna na base da torre sineira. O primeiro trabalho e restauro foi no século XV e adicionou-lhe elementos góticos tardio. A segunda reforma ocorreu no século XIX, transformando-a num edifício neo-clássico. 




Etiquetas: