Praça de San Marco, no centro de tudo

Já Napoleão lhe chamava o “mais elegante salão de visitas da Europa”, e ainda hoje a Praça de San Marco é um local privilegiado para admirar as vistas, quer no que se refere aos fabulosos monumentos que a rodeiam, quer no que toca ao desfile das máscaras mais bonitas do Carnaval de Veneza. 


No extremo este da praça encontram-se a Basílica de San Marco e o Palácio dos Doge, sedes dos poderes terreno e divino da cidade, intimamente ligados entre si. Era da Basílica que o Doge recém-eleito era apresentado à população que se juntava na praça, e era também aqui que eram recebidos Papas, réis e diplomatas.


A Basílica é uma pérola da arquitectura e da arte dos mosaicos. Mistura única de estilos de influência oriental e ocidental, é um festim para os olhos. Os maravilhosos mosaicos nas cúpulas e paredes mantêm-nos de cabeça erguida durante toda a visita, excepto quando os mosaicos em mármore e vidro do pavimento nos atraem as atenções. É talvez uma construção única que sobreviveu praticamente intacta durante os seus mais de 900 anos de idade, uma feliz consequência do facto de Veneza nunca ter sido conquistada por um exército invasor, até Napoleão, já no século XIX. 

Com uma fachada inconfundível, de face para a praça e para as águas da lagoa, o Palazzo Ducale, que data do século XIV, é uma jóia da arquitectura gótica e indissociável da imagem da cidade que todos os visitantes, do passado e do presente, guardam na sua memória.


Uma visita obrigatória, para ser feita devagar, de forma a degustar todos os pormenores. Subindo a Scala d’Oro, entra-se num mundo de luxo, de salões cheios de obras de arte, de aposentos com móveis refinados e porcelanas antigas.


A Sala del Maggior Consiglio arrebata-nos pela sua dimensão e pelas pinturas que decoram as paredes e tecto, destacando-se a maior pintura do mundo, Paraíso, de Tintoretto.


Passando pela Ponte dos Suspiros, seguimos o mesmo caminho que aqueles que eram julgados e condenados faziam em direcção às prisões, no piso térreo e subterrâneo.


No exterior, a loggia com colunas abre-se para o pátio, onde a Escadaria dos Gigantes atrai as atenções, com as suas imponentes estátuas de Marte e Neptuno, e onde, no seu topo, era coroado o novo Doge.


Em frente, o Campanile de San Marco foi sempre um marco da cidade. Galileu, em 1609, fez do seu topo uma demonstração ao Doge do poder do seu telescópio, recentemente inventado, e o toque dos seus sinos alertava os habitantes da cidade para eventos importantes, tais como o início e o fim da jornada diária de trabalho, execuções, e reuniões do Grande Conselho. A primeira torre no local data de 1173, um farol para guiar os navegadores na lagoa, mas a torre tal como a conhecemos data do início do século XVI, embora a que existe hoje é de construção relativamente recente, depois da original ter colapsado em 1902. No entanto, a torre foi reconstruída “onde estava e tal como era”, e inaugurada em 1912. Hoje são milhares os turistas que a sobem de elevador todos os dias, para apreciar as vistas sem paralelo da Praça de San Marco, da Basílica, e da ilha de San Giorgio Maggiore.


Junto às águas da lagoa, encontram-se as Colunas de San Marco e de San Teodoro, fruto do saque de Constantinopla, e encimadas por um leão com asas e uma estátua de São Teodoro, respectivamente. O espaço entre as duas colunas foi, até ao século XVIII, local de execuções, e ainda hoje os venezianos mais supersticiosos não atravessam esse espaço.


No extremo oeste da praça, na chamada Ala Napoleonica, localiza-se a entrada para o Museo Correr e o Museo Archeologico, onde se podem observar algumas das obras de arte mais importantes da cidade, assim como mapas e livros relacionados com a história de Veneza.


E quando estiver cansado de tanta cultura e monumentalidade, descanse na esplanada de um dos cafés debaixo das arcadas à volta da praça. Mas prepare-se… O preço de um café é uma pequena renda! Pudera, estamos naquela que é, provavelmente, a praça mais bonita do mundo.  


Etiquetas: