San Giorgio Maggiore


San Giorgio Maggiore é a ilha mais acessível a partir de Veneza. Basta apanhar um pequeno vaporeto numa viagem de cerca de 10 minutos. Uma vez aí, não há muito a fazer. San Giorgio Maggiore não tem grandes atractivos, nem sequer muito espaço para percorrer, tem, no entanto, aquela que é provavelmente a melhor vista da cidade de Veneza. 



Rodeada pelo Canale della Grazia, Canale della Giudecca, Canale di San Marco e pela Laguna de Veneza meridional, San Giorgio Maggiore tem uma igreja e mosteiro que datam do século IX e que foram construídos por monges beneditinos que drenaram os pântanos aqui existentes para edificarem o seu lar. A basílica actual é bastante mais recente, data do século XVI, mas uma visita aqui é obrigatória. Não pelo seu interior ou sequer pela suas redondezas, uma visita a San Giorgio Maggiore é obrigatória para subir ao Campanille e desfrutar das vistas sobre San Marco, os canais e uma vista panorâmica sem igual sobre a cidade de Veneza.





Chegamos a San Giorgio Maggiore de vaporeto mas não o apanhamos em San Marco. Resolvemos apanhar o vaporeto que fazia a volta por fora de Veneza e que chegava à ilha vindo do Canale della Giudecca. A vista sobre Veneza é fantástica, quer do vaporeto para a Fondamenta delle Zattere, quer sobre a ilha de San Giorgio.




Pagamos 6€ e subimos ao Campanille. As vistas daqui batem qualquer uma das outras que tivemos em Veneza. Não é à sorte que este é o local mais apreciado pelos venezianos. Mas, a cereja no topo do bolo foi quando chegamos cá abaixo: um desfile de mascarados com trajes típicos do Carnaval de Veneza com San Marco como pano de fundo. E ali ficamos a fotografar até o sol se pôr e a noite cair na cidade.  


 


Etiquetas: