Como fazer cozido das furnas?


O cozido das Furnas é uma das delícias gastronómicas portuguesas. Apesar de ser possível comer  cozido em vários restaurantes nas Furnas, a nossa opção foi bem diferente. Decidimos preparar nós o nosso próprio cozido e assim usufruir do verdadeiro espírito açoriano. Fazer o cozido não é fácil. Exige tempo e paciência mas é definitivamente um dos pontos altos de uma viagem às Furnas. Assim, vamos contar-vos o segredo do cozido das Furnas de forma rápida.


 
Parte 1:


1. Esquece os restaurantes. Faz tu o teu cozido.

 
2. Nós fomos a um supermercado, conversamos com a talhante que nos disse todos os ingredientes que devíamos comprar: carnes, enchidos, legumes, batata doce e inhame. 


3. Compramos uma panela baratinha num hipermercado. 


4. Lá fomos nós para as Furnas! Com a ajuda do senhor que lá trabalha colocamos todos os ingredientes por ordem.


5. Primeiro coloca-se algumas folhas de couve para forrar a panela. Depois as carnes de porco e vaca. De seguida, o repolho, a couve, a batata, a cenoura e o inhame. De seguida o frango e o chouriço. No fim a morcela enrolada em couve para que durante a cozedura não rebente. Não se esqueça de colocar sal.

5. Atamos a panela com um fio e já está pronto.




Parte 2


O senhor que lá trabalha leva a nossa panela para um buraco numa área cheia de caldeiras e fumarolas. A panela é colocada num buraco e um fio atado à panela é deixado de fora. Depois o buraco é tapado com uma tampa e posteriormente coberto de terra. O senhor dá-nos um número correspondente ao nosso buraco. Agora, basta esperar cerca de 6 horas pelo cozido.Nós enterramos o cozido às 11 h.  Às 17 h, voltamos para comer o famoso cozido das Furnas. Entretanto, fomos explorar a área do vulcão das Furnas. Em seis horas dá para fazer muitas coisas. Nós fomos à Poça da Dona Beija, às fumarolas, ao Parque Terranostra e depois voltamos. Também há imensos percursos para se fazer a pé na zona. O tempo não custa nada a passar. É um dia maravilhoso.


Enquanto o cozido ficou nas Furnas nós fomos até à Poça da Dona Beija tomar um bom banho. As águas da Poça da Dona Beija estão a uma temperatura de 39º C. Mesmo num dia de calor, é muito relaxante e terapêutico. Na Poça da Dona Beija, nas Furnas, relaxar é a palavra de ordem. Se isto não é o paraíso, mostrem-nos onde é que ele está!!!A Poça da Dona Beija faz parte de um conjunto de nascentes férreas e quentes associadas aos fenómenos de vulcanismo secundário bem evidentes na Caldeira do Vulcão das Furnas.



A sua formação advém da existência de aquíferos termais subterrâneos cuja água, em contacto com as rochas sujeitas a altas temperaturas, aquece gradualmente e atinge a superfície com temperaturas médias de 39º C. No local encontra-se uma nascente natural de água quente, dentro duma gruta, que fornece as duas piscinas, uma zona para molhar os pés ou o corpo, e parte da ribeira, que alberga uma comporta removível, proporcionando uma mistura de água quente e fria. 



Visitamos ainda a povoação das Furnas e o Parque Terranostra. Nas Furnas exploramos as fumarolas e geysers no meio da povoação e fizemos um passeio pela caldeira. 




Parte 3

Seis horas depois... Retiramos a panela e era hora de tirar o cozido e comer! E que maravilha!!!


Os Açores são um lugar memorável e este foi mais um dia extraordinário neste belíssimo arquipélago. 

Etiquetas: ,