O que levar na mochila de viagem?

Uma das principais preocupações para quem viaja é o que colocar dentro da mochila. Assim, dependendo da estação do ano ou do clima da região para onde se viaja, a mochila leva diferentes coisas. Há, no entanto, coisas que colocamos sempre na nossa mochila @Arcteryx. Aqui vai a lista:
  


Mochila grande
- Botas trekking (levamos calçadas para evitar ocupar espaço na mochila)
- Chinelas havaianas
- Bikini /fato de banho
- Roupa interior
- Boné
- T-shirt  e calças leggings (boxer no caso do homem) para dormir
- Pen e disco externo para gravar fotografias
- Isqueiro e canivete suíço
- Frontal com pilhas
- Óculos de sol
- Protector solar
- Almofada (insuflável)
- Saco-cama
- Toalha ultra absorvente de trekking
- Cadeado
- Papel higiénico (1 rolo)
- Bolsa de Higiene


Saco ou mochila pequena
- Máquina fotográfica e lentes (com carregador, baterias suplentes, cartões de memória  e cabos)
- Passaporte e vistos
- Fotocópias dos documentos todos (passaporte, vistos, seguro)
- Fotografias de passe
- Kit de primeiros-socorros
- Bolsa de cintura
- Guias e mapas (não dispenso)
- Diário de bordo e canetas (normal e florescente)
- Livro
- Telemóvel
- Computador portátil ou Ipad

Coisas específicas para determinados destinos:
- Pastilhas purificadoras de água (viagens de trekking)
- Isolador (viagens de trekking ou que envolvam camping)
- Talheres, fogão e kit de tachos (viagens de trekking ou que envolvam camping)
- Tenda (viagens de trekking ou que envolvam camping)
- Saco porta mapas (viagens de trekking)
- Repelente de mosquitos (países tropicais)
- Rede mosquiteira (países tropicais)



Roupa para climas frios (vestir em camadas)
Leve roupa bastante quente e não subestime as temperaturas. O desconforto bioclimático pode arruinar as suas férias. Vista roupa em várias camadas: 

1º camada: Roupa térmica isoladora. Leve o maior número de peças possível de primeira camada, já que são as mais baratas e poderá investir em roupa térmica de maior qualidade para as outras duas camadas. Leve várias calças e camisolas de primeira camada para poder mudar frequentemente. Escolha material de primeira camada com características Underwear Polar já que permitem aquecer o corpo para além de absorver a transpiração. São exemplo deste material o Power Stretch® da Polartec.

2ª camada: Térmica polar ou de aquecimento. Esta camada permite-lhe ajustar a roupa à temperatura exterior. Deverá usar forros polares para manter o calor corporal. Um dos materiais mais utilizados é o Polartec. Escolha valores elevados de Polartec (300) já que quanto maior, maior será a capacidade de aquecimento. Se estiver muito frio, vista mais do que uma segunda camada. Pode ainda utilizar o material APEX da Climashield, produto eficiente, ultra leve e excelente isolador. Nas Svalbard e na Gronelândia usamos umas calças Tilak com isolamento Climashield e um casaco da mesma marca


3ª camada: Camada exterior e impermeável. Esta é a parte mais cara da sua roupa. Deve optar por usar roupa de boa qualidade nesta camada caso contrário andar na rua será um suplicio. Opte por tecidos Gore-Tex e Windstopper já que o vento e a neve irão fazer parte dos seus dias. Os ventos de Inverno podem fazer baixar as temperaturas de -15ºC para uma sensação térmica muito inferior às temperaturas registadas. Com estas temperaturas não vai querer andar na rua, a não ser que esteja bem equipado. Assim, investir na roupa é condição essencial para uma viagem de sucesso. Para maior conforto, é recomendável levar um casaco de plumas de ganso (ou fibras sintética ex. Climashield® Contur ou Climashield® Prism).  Tenha só presente que os casacos de plumas de ganso se apanharem humidade ou água perdem a sua capacidade de isolamento térmico. Se for praticar actividades desportivas, o casaco da 3ª camada de plumas deve ser substituído por um casaco técnico leve, térmico e confortável. Poderá utilizar o material Climashield® HL.  



Roupa para Verão ou climas mais quentes 
Para viajar no Verão é bem mais fácil. No entanto, se for fazer trekkings ou actividades mais técnicas terá que ter cuidados semelhantes com a roupa já que há lugares onde as temperaturas durante a noite também podem ser baixas. Vista-se também em camadas. No que diz respeito à 1ª camada opte por material de Base Layer, por tecidos de sistema Coolmax® e o Power Dry® da Polartec, já que absorvem melhor a transpiração. Pode no entanto optar por duas opções: 

- 1ª opção: Levar um casaco de segunda camada e não levar 3ª camada; algo que nós fizemos para os Caminhos de Santiago e na nossa viagem na África Austral. Nós levamos um casaco Cumulus com isolamento Climashield. O casaco é leve (330 gr) e ocupa muito pouco espaço, já que se coloca dentro de uma pequena bolsa. É ideal para viagens de trekking em ambientes quentes, tal como as viagens que fizemos no continente africano onde as noites podem ser frias. 



- 2ª opção: Não usar segunda camada já que esta é a de aquecimento e como tal provavelmente não vai necessitar. Optar por não investir muito num casaco da 3ª camada, usando apenas um casaco impermeável que preserve o calor. 




Sacos-cama
Se for acampar ou fazer trekking em ambientes invernais, leve um bom saco-cama, capaz de suportar temperaturas negativas, já que as noites aqui podem ser "polares". Nós adquirimos recentemente o melhor saco-cama que já tivemos. Trata-se do Snow Leopard da The North Face com isolamento Climashield. Depois de já ter tido diversos sacos-camas, podemos agora dizer que encontramos o "menino" certo para ambientes como as Svalbard, Gronelândia ou Islândia. Este saco-cama fez toda a diferença durante as nossas viagens nestes ambientes climáticos. 


Mas ainda se impera uma pergunta: que mochila escolher? Brevemente, sairá a nossa resposta. 

Etiquetas: