O deserto da Namíbia

O deserto da Namíbia estende-se por uma vasta área, da qual 50 000 km2 integram o Parque Nacional Naukluft , a maior reserva natural do mundo. Esta área, vulgarmente designada por Namibe, é um “imenso lugar desértico”, como lhe chamam os Nama (povo indígena mais antigo da Namíbia) e corresponde a um deserto costeiro com cerca de 2000 km de comprimento e cerca de 170 km de largura.


O deserto da Namíbia é composto por quatro áreas distintas:

- Costa dos Esqueletos: que se estende desde a fronteira com Angola até ao rio Ugab.

- Planícies da Namíbia: que se estendem desde o rio Ugab até ao rio Kuiseb (em Walvis Bay).

- Grande Mar de Areia: que se estende desde o rio Kuiseb (Walvis Bay) até Luberitz. Esta é a área desértica por excelência, preenchida por dunas paralelas à costa.

- Área intermitente de areias e planícies de cascalho: que se estende desde Luberitz até à fronteira com a África do Sul, no rio Orange.


O deserto da Namíbia é considerado o deserto mais antigo do mundo, já que a sua formação data da separação do continente Gondwana. Desde essa altura, a erosão tem sido a única responsável pela evolução do relevo.



Durante a nossa viagem de overland, visitamos as diferentes áreas do deserto e conhecemos um bocadinho do que este maravilhoso Namibe tem para oferecer. Foi uma introdução ao deserto, pois depois daquilo que vimos por cá, já planeamos voltar. 


Etiquetas: