Conhecer a Cidade do Cabo num só dia

Todo o viajante sabe que o título deste post é uma tarefa digna da saga "Missão Impossível". E nós também o sabíamos. Mas as limitações de tempo levaram a que não tivéssemos mais do que um dia dedicado a esta grande cidade. Sendo assim, e sabendo que as maiores atracções da cidade são outdoors, decidimos usar uma opção que para nós foi uma novidade: o autocarro Hop On - Hop Off da City Sightseeing Cape Town.


Uma vez que a cidade se esprai por uma área bastante extensa da Península do Cabo, as diferentes rotas do autocarro turístico pareceu-nos a opção ideal para conhecer a disposição da cidade, os diferentes bairros, e de que forma esta heterogeneidade acaba por formar um conjunto coerente que chamamos Cidade do Cabo. Para além disso, o comentário áudio, disponível em várias línguas, é a ajuda fundamental no melhor conhecimento da cidade e da sua história, personagens e curiosidades. E até havia em português!


Depois de termos subido à Lion's Head, seguimos a pé para o sopé da Table Mountain, de onde sai o teleférico para o topo da montanha. Ou melhor, saíria, porque o vento que se faz sentir hoje não permite o seu funcionamento. Aí, as vistas para a City Bowl e Table Bay são já merecedoras de uma visita, mas a verdadeira razão de aqui virmos foi porque era a paragem mais próxima do autocarro, na linha vermelha, "City Tour to Table Mountain".


O autocarro saiu à hora marcada (de 20 em 20 minutos), seguindo pela Camps Bay, atravessando em seguida uma zona residencial, e depois a costa para norte. Esta área da cidade, começando em Clifton, passando por Bantry Bay e chegando a Sea Point, prima pelas construções de luxo, quer particulares, quer de empresas, principalmente junto ao mar, sendo designada como Cape Riviera.



Tudo é muito organizado, com o aspecto digno de qualquer grande capital europeia. Um dos factores responsáveis pela valorização da zona é ser "wind-free", uma vez que se encontra protegida pela Lion´s Head e Signal Hill. Ao contrário de Camps Bay, onde paramos e andamos um pouco na bela praia, onde fomos fustigados por vento incessante e por vezes violento.


Seguindo em direcção à marina em Table Bay, passamos perto do Estádio de Cape Town, uma construção de aspecto futurista, erigida para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2010. 


Saímos novamente do autocarro no Victoria Camp; Albert Waterfront, onde admirámos o Aquário, os centros comerciais, os iates atracados... Parecia que estávamos na Cidade do Mónaco! Só faltavam as estrelas de Hollywood... Depois de almoçarmos um Hot-Dog (a vida de turista pé-rapado é difícil...), fomos a pé até ao Cape Town International Convention Center (CTICC), onde apanhamos o nosso segundo autocarro turístico do dia, desta vez a linha azul, "Mini Peninsula Tour".


Esta linha, como o seu nome indica, permite ter uma abordagem mais global à cidade, indo mais longe e vendo um pouco mais além do centro da cidade. Metade da linha é coincidente com a linha vermelha, nomeadamente o percurso que vai desde Camps Bay até ao CTICC. 


Mas a partir daí as duas separam-se. Enquanto a linha vermelha prossegue pelo centro da cidade, até à Estação do Teleférico da Table Mountain, a linha azul segue para leste, circulando a Table Mountain por trás.


O percurso pela Rhodes Drive é muito agradável, permitindo ter uma visão da parte norte da Table Bay, por onde a cidade se estende. Daí seguimos para o Kirstenbosch National Botanical Gardens, jardins mundialmente famosos, situados em terrenos legados ao estado por Cecil John Rhodes em 1902, cobertos de floresta e albergando dezenas de espécies indígenas.


A paragem seguinte é o ponto de partida de uma pequena tour em loop pela região vinícola (linha roxa - Wine Tour), mas que não tivemos tempo de fazer. De igual forma, não pudemos explorar um dos bairros pobres (eufemisticamente denominados "informal townships") mais antigos da Cidade do Cabo, Imizamo Yethe, o qual se pode visitar com a companhia de um guia local, com marcação prévia.


A estrada continua a serpentear por zonas florestadas, até chegarmos a Hout Bay, um importante centro de pesca, mas também uma zona residencial com uma praia com um extenso areal. A partir daqui, rumamos pela estrada panorâmica que segue junto à costa, passando por Llandudno, tendo vistas espectaculares da costa leste atlântica da Cidade do Cabo. Mais para norte, chegamos novamente a Camps Bay, e a partir daqui as linhas azul e vermelha coincidem.


No final do dia, a tarefa que se revelava impossível, ou seja, conhecer a Cidade do Cabo num só dia, pareceu poder concretizar-se, ainda que necessariamente de uma forma pouco aprofundada. O autocarro Hop On - Hop Off revelou-se assim a opção acertada para o nosso dia na bela Cidade do Cabo.



City Sightseeing Cape Town


Preço: 150ZAR/pessoa (bilhete de um dia), 250ZAR/pessoa (bilhete de dois dias)
Companhia: City Sightseeing Cape Town
Como marcar: Os bilhetes podem ser adquiridos directamente na paragem 1 ou 5, ou pela internet. Podem ainda ser comprados no autocarro, mas têm de ser pagos com cartão de crédito ou débito. Também pode seguir a empresa no facebook e deixar-se encantar com as fotografias e vídeos.
Contacto: https://www.citysightseeing.co.za/cape-town/content/contact/contact
Dock Road, V&A Waterfront, Two Oceans Aquarium

Cidade do Cabo



+27 21 511 6000
                 
Classificação: *****


Etiquetas: