Faixa de Caprivi

A Namíbia tem uma porção do seu território que parece tirada do jogo "Risco". A Faixa de Caprivi é um estreito corredor, encaixado entre o Botswana e Angola, com cerca de 30 km de largura e 450 km de comprimento, e permite à Namíbia aceder ao rio Zambezi. O acesso ao rio Zambezi era de extrema importância na geopolítica africana, já que permitia ao território actual da Namíbia ter ligação fluvial com o oceano Índico e a costa leste do continente. 


Devido à conotação negativa da Faixa de Caprivi (proveniente dos inúmeros conflitos passados, incluindo na Guerra de Angola e uma tentativa separatista em 1999), o governo da Namíbia rebaptizou este território: Região do Zambezi. Apesar da região ter uma tradição de conflitos e instabilidade, esta é hoje uma região pacífica e com várias atracções. Basta saber que para percorrer os seus 450 km de comprimento é necessário atravessar três parques nacionais. Que outras regiões do mundo se podem gabar de tamanho feito?


O Bwabwata National Park, o Mudumu National Park e o Nkasa Rupara National Park são os três parques nacionais que têm que ser transpostos para percorrer a Faixa de Caprivi. Todos os parques são ricos em vida selvagem, especialmente elefantes africanos, antílopes, búfalos africanos, girafas, leopardos e uma das espécies africanas mais ameaçadas, o cão selvagem. 


A Faixa de Caprivi constitui um importante corredor de migração para o elefante africano, que percorre o Kalahari desde o Botswana, Namíbia, Angola, Zimbábue e Zâmbia. Foram muitas as espécies que vimos enquanto atravessamos a Faixa de Caprivi, nomeadamente manadas de elefantes em migração. Mas, o nosso verdadeiro encounter foi com o cão selvagem. De manhã, bem cedo, ainda o sol estava a nascer, íamos no camião e uma matilha de cães selvagens sai do meio da savana a correr e invade a estrada. Correm ao nosso lado durante vários metros. Um pouco mais à frente um búfalo africano morto. 


Mas, a nossa viagem na Faixa de Caprivi não ficou por aqui. Uma noite passada num acampamento na margem do rio Kavango (o mesmo Okavango do Botswana mas que na Namíbia não tem o O) com uma vista fabulosa sobre o rio, cheio de crocodilos e hipopótamos, mas com o pôr-do-sol mais bonito que já vimos. Um passeio de barco fez as nossas delícias. 


A viagem ao longo da Faixa de Caprivi foi uma agradável surpresa e que terminou a nossa visita a um dos países mais bonitos do mundo: a Namíbia. 


Etiquetas: