Dicas para visitar a casa dos Flintstones

O Daily Mail, um jornal britânico, fez esta semana (Novembro 2015) um artigo sobre a Casa do Penedo, na Serra de Fafe, e transportou o imaginário dos ingleses para o cenário dos Flintstones. Já em 2014 a casa tinha aparecido nos jornais internacionais quando foi considerada uma das casas mais estranhas do mundo pelo Strange Buildings. Resolvemos ir ao nosso baú e recuperar memórias do dia em que visitamos esta casa, ao longo dum pequeno trek pela Serra de Fafe, no Norte de Portugal.


Na freguesia de Várzea Cova, a apenas 12 km de Fafe, o lugar é bastante acessível, quer de carro (que pode parar logo ao lado da casa), quer a pé, já que existe um trilho de Pequena Rota que passa mesmo ao lado. 


A casa foi construída nos anos 70, como refúgio da vida citadina, e é feita em pedra, utilizando três grandes penedos de granito pré-existentes. Rodeada de aerogeradores para produção de energia eólica, a casa não tem electricidade o que lhe dá um carácter ainda mais rústico.


A casa está desabitada, sendo que era utilizada como segunda residência de uma família portuguesa. Apesar de não se poder entrar, é possível observar pelas janelas e ter uma pequena ideia de como é a casa por dentro. É possível ver troncos de madeira que servem de corrimão no interior. 


De carro
A Serra de Fafe localiza-se entre Fafe e Celorico de Basto. Chegar aqui não é difícil. Basta alcançar a cidade de Fafe e depois seguir a Estrada Nacional 310 em direcção a Cabeceiras de Basto. No alto da Lameira, pouco depois de passar por baixo de uma ponte há um corte logo a seguir a um café de tolde vermelho e é por aí que deve seguir. Depois, basta explorar os caminhos de terra batida que levam às aldeias da Serra. Aproveite para se perder por aqui pois a população local é afável e irá recebe-lo bem e explicar-lhe como chegar à Casa do Penedo. 

Se não gosta de se perder, poderá visitá-la seguindo as coordenadas: 41°29'17.15"N e 8°4'3.67"W


A pé
Pode-se chegar à Casa do Penedo seguindo o PR10, designado Trilho do Vento, uma caminhada de 14 km, que pode ser feito calmamente em quatro ou cinco horas. Considerado com um grau de dificuldade baixo-médio, o trilho está ao alcance de todos. É um trilho circular e tem início na subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe. O percurso é muito interessante porque trata-se de um percurso temático criado com o objectivo de melhorar o conhecimento acerca da energia eólica e das rochas graníticas. 


O trilho é muito interessante porque tem boas e belas panorâmicas sobre a Serra de Fafe e o modo de vida rural destas populações. Para além disso, é possível visitar a capela de Sto António em Vilela, a Casa de Pedra no Alto da Facha, a capela de Nossa Senhora da Guia, um antigo cruzeiro e o Marco do Fidalgo Rodrigo, um bloco de granito brasonado utilizado para delimitar as terras. 


Ficha Técnica

Partida e chegada: subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe
Tipo de Percurso: PR10 (Pequena Rota)
Distância: 14 Km
Duração do Percurso: aprox. 4h - 5h
Nível de Dificuldade: baixo/médio

Aproveite as nossas dicas e vá conhecer Portugal!

Etiquetas: