As girafas do Serengeti

O animal mais alto do mundo habita as savanas do Serengeti e carrega de exotismo todo aquele bioma. Com um porte e postura extremamente elegante, a forma como a girafa se move entre árvores parece transportar-nos para um mundo distante. Entre as copas das árvores ergue o seu pescoço gigantesco, constituído por 7 vértebras que no conjunto podem atingir 4 metros. 




A altura do seu pescoço é o resultado da adaptação da espécie ao meio, fruto da necessidade de procurar as folhas disponíveis nas copas das acácias. Mas, escolher estas folhas é um trabalho duro e não está isento de sacrifício. As acácias apresentam espinhos pontiagudos dificultando o trabalho da girafa. No entanto, uma língua hábil e com cerca de 40 centímetros permite à girafa escolher as folhas mais macias e tenras.  





Mas, quatro metros de pescoço é algo que limita fortemente a mobilidade da girafa, assim como a sua flexibilidade. É comum vermos as girafas de pernas abertas para recolher alimento ou beber água do chão. É caso para dizer: ser girafa não é fácil. 




As girafas têm um período de gestação superior a um ano (450 dias) e quando a cria nasce começa rapidamente a caminhar, minimizando assim os riscos de sofrer um ataque de um predador. Em Janeiro encontramos várias famílias de girafas com crias pequenas, o que garantidamente alegrou e embelezou a nossa visita ao Serengeti. 




Etiquetas: